Pub SAPO pushdown

Fomos para fora cá dentro #2: Trancoso /Foz Côa / Marialva /Viseu /Vale de Cambra

quarta-feira, agosto 31, 2016
Ontem deixámos Fornos de Algodres para trás e fizemo-nos à estrada sem grande destino. Gosto muito disto de ir andando e depois logo se vê onde é que se pára. A primeira paragem foi na praia fluvial de Ratoeira. Não sei se a época alta já lá vai, mas não havia uma alma e a água também não nos pareceu muito convidativa para banhos, por isso não nos demorámos muito por ali.





 Voltámos ao carro e ao modo "vamos andando", e foi assim que fomos ter a Trancoso. Foi também assim que, seguindo uma sugestão do Tripadvisor, e sem fazermos a mínima ideia, acabámos a almoçar no mesmo sítio do que uns amigos nossos. Decididamente, Portugal é uma ervilha. Depois de darmos umas voltas pelo centro histórico entrámos no castelo e ainda houve tempo para o homem ir provar uma sardinha doce, um doce típico da zona. Eu não experimentei mas ele aprovou.










Próxima paragem: Vila Nova de Foz Côa. Objectivo: ver as gravuras rupestres. Como é que a missão correu? Mal. Pensavam que isto era só chegar e ver as gravuras? Não sejam inocentes. As visitas têm de ser marcadas com antecedência (não percebi se de dias se de meses), por isso demos uma voltinha de carro pelo vale do Côa e já não foi mau. O senhor do turismo ainda tentou convencer-nos a pernoitar, mas não dava mesmo. As gravuras terão de ficar para uma próxima oportunidade mas, assim como assim, estão sãs e salvas, por isso não há pressa.




O destino seguinte foi Marialva, uma das mais conhecidas aldeias históricas de Portugal e que parece uma vila de bonecas. Parece que parou no tempo, é absolutamente maravilhosa. Fiquei curiosa para experimentar o turismo rural Casas do Côro.






A noite estava marcada para Vale de Cambra, mas decidimos fazer um desvio para jantar na feira de São Mateus, em Viseu. Achámos que o Mateus tinha de conhecer a famosa feira com o nome dele e fazer todas aquelas coisas típicas das feiras, incluindo andar em mais ou menos 87 carrosséis, comer farturas, etc e tal.




Chegámos já muito tarde a Vale de Cambra e ao Traços d'Outrora, um turismo rural na aldeia de Trebilhadouro composto por quatro casas típicas da região. Estas férias têm servido para conhecer sítios onde reina a paz e o sossego e este foi mais um. Ficámos numa casa enorme (a casa Rosalina), com quatro quartos, e demos por nós a pensar que deve ser giro voltar com um grupo de amigos. No Inverno deve saber muito bem. Hoje acordámos e era só verde à nossa volta, um silêncio incrível. Para já, zero saudades de Lisboa.










29 comentários:

  1. Lembro-me de um texto que a pipoca escreveu, há uns anos, sobre o facto de não ter ideias em ter filhos. Aposto que se soubesse que ia ter um miúdo tão amoroso já tinha pensado nisso antes. É que é tão giro que só apetece encher de beijocas e mexer-lhe nos caracóis eheh. Agora queremos ver a menina aos caracolinhos :p :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah já cá faltava a "pressão"...

      Eliminar
    2. É que são várias pressões. Pressão em ter filhos, depois pressão em ter mais do que um, depois pressão em que sejam um casalinho... Irra, já chega.

      Eliminar
  2. Pipoca, de Vale de Cambra, davas um saltinho a Sever do Vouga, que é a terra mailinda :D

    ResponderEliminar
  3. Pipoca, diz por favor de onde são as sandálias!! São lindas!

    ResponderEliminar
  4. Passem por Penedono :)

    ResponderEliminar
  5. Passem por Arouca! :) Pena que não esteja em todo o seu esplendor neste momento! :(

    ResponderEliminar
  6. O Mateus é SÓ a coisa mais amorosa de sempre, mas por favor... caracóis com risquinho a meio... NÃO!!! corta, estica, puxa pra tras, poe uma fita, poe ao lado (estou a inventar)... mas risco a meio à Paulo Bento... NÃOOOO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque um cabelo aos caracóis deve ser super fácil de "domar", sobretudo numa criança!

      Eliminar
    2. LOL é só o que me ocorre! O Mateus é uma criança, deixar o cabelo ao natural é o melhor que a Ana lhe pode fazer. Que estupidez as crianças terem que ser logo formatadas para os padrões do que é aceite esteticamente. Se calhar o melhor é também usar aqueles truques de maquilhagem para parecer que o miúdo já tem a musculatura toda definida, "barriguinha de bebé"? C'horror!
      E sim, como já foi dito o cabelo encaracolado é super fácil de domar. Enfim.
      O cabelo do Mateus é lindo e se alguma vez tiver filhos espero que tenham o cabelo assim (como o meu :p)

      Eliminar
  7. Ah que fotos lindas, o nosso País é LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderEliminar
  8. Com certeza que o Mateus preferiu a feira em Viseu!!!! indispensável pelo menos uma vez para dizer que o verão foi bem passado! heheh

    ResponderEliminar
  9. Portugal é, de facto, lindo e as tuas fotos retratam isso muito bem. Estão lindas!!

    ResponderEliminar
  10. Pipoca, adorei ver essas fotos lindas da minha zona! Se voltarem a Marialva aproveitem para conhecer também Longroiva, marquem a visita para as gravuras e dêem uma voltinha até à Ferradosa que tem uma vista linda das vinhas e encostas do douro! Estas zonas são quase desertas mas têm paisagens impagáveis! Continuação de bom passeio :)

    ResponderEliminar
  11. Pena não ter aproveitado mais tempo em Viseu, a melhor cidade do País para viver! Mas ir a Feira do "seu Mateus" :-) já foi bom e espero que tenha gostado! Felicidades!

    ResponderEliminar
  12. Pipoca e a Maratona de Berlim? Estou a treinar e nem acredito que me inscrevi nisto! Só quero morrer! Lol

    ResponderEliminar
  13. Ai! que belas fotos da nossa terra! Nada como andar por aí sem destino! Temos belas dicas no nosso blog. Por este Portugal e mundo fora em www.osmeustrilhos.pt

    ResponderEliminar
  14. Ana, deviam ter ido ao Museu de Foz Coa.
    A vista é linda e tem um restaurante muito bom

    ResponderEliminar
  15. Muito bem, a visitar o Norte! Trebilhadouro é lindo! A casa da Rosalina é de uns amigos meus muito simpáticos e é mesmo muito gira! Voltem!

    ResponderEliminar
  16. Pipoca, tens de conhecer as festas de São Mateus em Soure (Coimbra), bem como a capela dedicada ao santo. http://smateus.com/historia/

    ResponderEliminar
  17. E por acaso estás a pensar subir ao Caramulo, para ver o Motorvestival deste fim de semana.
    Se fores avisa pois gostava de te ver ao vivo.

    ResponderEliminar
  18. Pipoca se estavas por pedi devias ter aproveitado para visitar a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, a aldeia histórica mais visitada de Portugal e a mais bonita! Aproveitavas e ias até Barca d'Alva que faz fronteira com Espanha e descias o douro até à Régua ou Pocinho com a paisagem mais bonita das vinhas do Douro!

    ResponderEliminar
  19. Ainda hoje passei por Trancoso.
    Não conhecia e tive pena de só ter uma tarde para explorar a cidade - que estava toda dentro de muralhas até por volta dos anos 60 do século passado.
    A repetir!

    ResponderEliminar
  20. Bom gosto pelo passeio e umas belas fotografias. É um excelente convite para que as nossas gentes vão para fora-cá dentro. A nossa independência como Nação e como Povo, estende-se exactamente ao longo da fronteira que nos separava dos Reinos de Leão e Castela. Guarda, Belmonte, Sabugal, Trancoso, Marialva, Penedono, Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz-Coa, e tantas outras terras lindas plantadas por essas paragens, cantam e contam a história de uma nação quase milenar, de que muito me orgulho. Um abraço. Faz-nos muito falta esse Grande Senhor Historiador que se chamou Professor José Hermano Saraiva.

    ResponderEliminar
  21. Andas a sacar fotos muito fixe! :)

    ResponderEliminar
  22. Pipoca, ao passar a noite nesse hotel, aluga-se a casa ou só mesmo um quarto? Estive a procurar informação no site deles e não encontrei nada!

    ResponderEliminar
  23. Pipoca, as Sardinhas Doces de Trancoso são do melhor que há!!! :P E olha que eu nem sou apreciadora de doces... Tens mesmo de provar!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis